Brincadeiras -Dinâmicas-Dicas .. para Fazer na Igreja .


 

 

                                                Cinema Cristão

JESUS: O FILME (Jesus) 120 min.
Dos filmes que assisti sobre a vida do Senhor Jesus Cristo, com certeza este foi o melhor. É simples, objetivo e tocante. Tem ainda um momento de reflexão no final. Excelente!

O ÚLTIMO VÔO (Last Flight Out) 83 min.Muito evangelístico, dinâmico, de aventura missionária, ótimo para jovens, exemplificando inclusive uma espera na área sentimental.

DESAFIANDO GIGANTES (Facing the Giants) 111 min.Derrotas e vitórias pessoais – indicado para todas as idades.A VIRADA (Flywheel) 58 min.Será que Deus realmente quer que sejamos honestos? Ele se importa com as nossas mentiras? Este filme traz uma interessante abordagem, e é dos mesmos produtores de 'Desafiando gigantes'.

PROVA DE FOGO (Fireproof) 122 min.
A igreja de Sherwood, nos EUA, continua produzindo filmes além de 'Desafiando gigantes' e 'A virada'. Dessa vez, o tema é casamento. Este é um filme bem interessante, pois mostra que mesmos os casamentos bem desgastados ainda podem ter uma esperança em Cristo.

NÃO IDENTIFICADO (Unidentified) 85 min.O que realmente são os OVNIs e os ETs? Uma explicação coerente.

ARREBATAMENTO II (The Moment After) 88 min.Uma exposição objetiva sobre o Arrebatamento, determinando com clareza aqueles que ficarão na Terra e os que serão arrebatados. No filme 'Arrebatamento I', o personagem principal tem uma espécie de 'premonição' da proximidade deste evento, e no 'Arrebatamento III' há cenas de muita violência. Não recomendo estes dois últimos filmes.

COM QUEM VOCÊ VAI?Excelente, evangelístico, sobre alcoolismo.IRMÃO INIMIGO 75 min.Adolescentes rebeldes que encontram a Cristo - profundo e lindo! A produção não tem muitos recursos, mas o enredo vai envolvendo por sua beleza e descrição do grande amor de Deus!

A JORNADA (Time Changer) 95 min.
Filme empolgante sobre os tempos de relatividade que vivemos, e como é importante focalizarmos nossa fé no Senhor Jesus.

O FORA-DA-LEI DE DEUS (God's Outlaw) 95 min.A história de coragem e fé do tradutor do original da Bíblia para o inglês, William Tyndale, e o preço que ele pagou por tomar esta iniciativa.

JOÃO WYCLIFFE Estrela da Manhã (John Wycliffe - The Morning Star) 75 min.Preocupado com as injustiças sociais, e defensor irredutível da verdade bíblica, Wycliffe, um erudito padre que ensinava em Oxford, vê sua liberdade de ação cada vez mais cerceada em razão de suas idéias. Filme lindo e inspirador.

MOODY (Moody) 57 min.Um homem simples, sem muita instrução formal, mas poderosamente usado por Deus: esta é a história de Moody. Descrevendo um pouco de sua infância sofrida até sua morte, este filme retrata a trajetória de lutas e vitórias deste grande evangelista.

O REFÚGIO SECRETO (The Hiding Place) 120 min.História muito tocante! Corrie Ten Boom e sua família são holandeses crentes que escondem judeus em sua casa, na 2a. Guerra Mundial. São descobertos e vão para campos nazistas. Uma história de perseverança e fé.

CONTAGEM REGRESSIVA PARA A ETERNIDADE (Countdown to Eternity) 75 min.
Excelente! Documentário antigo, mas ainda muito atual! Um registro das fortes indicações sobre a iminente volta do Senhor Jesus.

MOTIVO DE ALEGRIA (Count it all Joy) 58 min.
Superação de um sofrimento. Como uma crente em Cristo encontrou forças para lidar com uma perda. E como seu testemunho impactou um amigo. Um enredo simples, mas com conteúdo.

O FIM DA COLHEITA (End of the Harvest) 54 min.Ressalvando-se o relato de um determinado sonho, o filme é muito bem conduzido, trazendo uma argumentação inovadora sobre a proximidade da volta de Cristo.

UMA CHAMA NA ESCURIDÃO (Candle in the Dark) 97 min.
A história real de William Carey, um missionário inglês que vai para a Índia. Em meio a muitas lutas pessoas, Carey prova seu amor à obra de Deus, e traduz a Bíblia para muitos dialetos de seu campo missionário.

HUDSON TAYLOR - Missionário na China (Hudson Taylor) 65 min.A comevente história de fé e perseverança de Hudson Taylor, um inglês que sente o chamado para evangelizar a China. Muitas lutas e provas permeiam sua jornada, mas ele não se abala no seu intento de servir a Deus. É um filme lindo e forte!

EM SEUS BRAÇOS (Into His Arms) 77 min.Baseada em fatos reais, é a história de uma família que sofre a perda de uma filha. De origens presbiterianas, o filme mostra a dor, a revolta e a superação da família diante do problema. A mensagem final é de que o Senhor cura as nossas feridas emocionais. DEle recebemos o devido consolo, mesmo em circunstâncias bem dolorosas. O filme tem uma abordagem bem respeitosa em relação a um tema atual e difícil: a pedofilia.

O FINAL DE TUDO (Final Exit) 42 min.
Um filme bem interessante que exemplifica o destino eterno de 4 personagens. Quem acharíamos que merecia o céu, acaba tomando outro rumo, e vice-versa. Participei de uma programação na qual este filme foi mostrado, e uma jovem aceitou a Cristo depois da exibição!

ATRÁS DO SOL Baseado em fatos reais, este filme relata a história de Samir, um jovem muçulmano que, ao estudar no Estados Unidos, entende que somente Cristo é o Senhor e Salvador de sua alma. E ele vai voltar para sua terra natal, mesmo ciente que sua nova fé lhe trará problemas com seus familiares e amigos. Uma história muito bonita e marcante!

Este filme aborda a perseguição que os crentes sofrem na China e no Oriente Médio. Um apelo tocante para que os crentes que expressam sua fé sem obstáculos preocupem-se com seus irmãos em perseguição. Muito bonito!

A MORADA DA SEXTA FELICIDADE (The Inn of the Sixth Happiness) 158 min.Por se tratar de uma produção hollywoodiana (não é um filme evangélico), a biografia da missionária Gladys Aylward foi romanceada, mas ainda assim sua história é impactante! Inculta e pobre, foi recusada pela Agência Missionária para o Interior da China. Mas não desistiu: economizou dinheiro e, numa viagem arriscada, chegou ao destino para o qual acreditava que Deus a estava enviando. Neste filme, há que se dar um desconto para algumas frases humanistas que, com certeza, uma missionária movida por uma fé tão grande não falaria. Mas tirando esses pormenores, o filme mostra como Deus abençoou o ministério dessa mulher. Recomendo a todos assistirem e advirto: é difícil não se emocionar ao vislumbrar os milagres de Deus na vida dessa missionária!

CORRENTE QUEBRADA (VHS)Produção norte-americana realizada em Fortaleza-CE. Um filme simples, mas bem elucidativo acerca das conseqüências do envolvimento com necromantes.

OS RADICAIS (VHS) (The Radicals) 99 min.Filme ambientado na época da Reforma Protestante. Retrata a perseguição da igreja dominante a grupos que seguiam a Bíblia. História verídica.

DEPURADO PELO FOGO (VHS) (Gold trough the Fire) 79 min.Baseada em fatos reais, esta é a história de um adolescente russo, cuja família sofre perseguição em seu país devido ao fato de serem crentes. Seus pais são presos, mas ele consegue, por um milagre, ir morar nos Estados Unidos. No início, tem uma vida de devoção. Entrentanto, conseguindo uma certa popularidade no colégio, começa a se afastar dos caminhos de Deus. Então, um evento inesperado acontece, e ele percebe que está no rumo errado, e se arrepende. Lindo, marcante e recomendável para todos, especialmente para o público juvenil!




   E de ADULTO TAMBÉM !


*Brincadeiras em Grupo *


Quebra o Gelo .

Agora sim, vamos lá:
Indicação: Esse quebra-gelo é bom para conhecer detalhes inusitados de pessoas do grupo que não conhecemos bem, ou não tivemos a chance de conversar melhor com elas. Na verdade eu fiquei imaginando essa brincadeira funcionando com o público de alguma palestra ou oficina de congresso… Sabe como é? Onde quase ninguém se conhece, e ainda tem um clima de desconfiança no ar? Rsrsrs…
Você vai precisar de: canetas e pedaços de papel equivalentes ao número de participantes.
Funciona assim: Embora seja fácil, é bom explicar bem direitinho, pra não ficar metade brincando e metade ‘boiando’, hehe. Distribua os papeis e canetas a cada participante e diga que vão brincar de Bingo Animado. Projete as frases abaixo num lugar visível (cartaz, retro-projetor, multi mídia), e explique que cada um precisa encontrar no meio da galera, alguém…
  1. que já caiu numa poça de lama;
  2. que já  comeu carne de tatu ou cobra;
  3. que já nadou num rio;
  4. que torce pro mesmo time que você;
  5. alguém cujo nome começa com a mesma letra do seu;
  6. que gosta de jiló;
  7. que já falou com uma pessoa achando que era outra;
  8. que tem imãs na geladeira de casa.


A medida que forem achando essas pessoas, eles devem ir anotando no papel, lembrando que tem que ser 8 pessoas diferentes! Tipo, se Joãzinho já nadou num rio, e você anotou, não pode anotar depois que ele também gosta de jiló, rs! (na foto ilustrativa, são 2 Jefinhos diferentes, viu? Aí vale!)
Os 3 que terminarem primeiro devem gritar  “Bingo!” e apresentar a lista ao orientador, que vai checar, junto com o  plenário se a informação procede, rs! Se o 1º estiver tudo ok, ganha, se não, ele checa a lista do 2º colocado, e assim por diante!
Gente, façam em alguma reunião do grupo que você participa / lidera! É muito massa.

Fonte:http://www.santamenina.com/2010/02/quebra-gelo-bingo-animado.html






Brincadeira* Jogo dos Confeites*

Mesmo que você não seja líder na sua igreja, é sempre bom ter alguma brincadeira em mente, afinal, graças a Deus, somos seres socáveis e podemos curtir com os amigos e queridos que Deus coloca no nosso caminho!
Indicação: Quer um quebra-gelo animado para reuniões de jovens, adolescentes e até para aquela turminha de juniores? Então vem comigo porque essa brincadeira é tudo de bom! Funciona bem como quebra-gelo de grupos pequenos que ainda estão se conhecendo, mas também pode funcionar bem em outros contextos, tipo em reunião com a família, sociais e etc…
Você vai precisar de: Pacote de confetinhos de chocolate ou jujubas.


Funciona assim:  Todo mundo no grupo pega o número de confeites de chocolate (ou jujubas) igual ao número de pessoas no grupo (incluindo a si mesmo). Daí cada pessoa tem que descrever algo que ela acha único, ou mais exclusivo, ao seu respeito, tipo: “tenho um irmão gêmeo”, “já pintei o cabelo de rosa” e etc. Se alguém mais já compartilhou dessa mesma característica ou experiência, ambos devem comer um confeite. Dá pra jogar várias rodadas.

Fonte:http://www.santamenina.com/2010/04/brincadeira-jogo-dos-confetes.html


Dado Da Experiência 

Indicação: serve para recapitular algum conteúdo, para avaliar crescimento do grupo, para conhecer mais uns dos outros, e até para quebrar o gelo.

Você vai precisar de: 1 ou 2 dados (dependendo da quantidade de perguntas que você fizer). Podem ser dados pequeninos, iguais aos de jogos de tabuleiro, ou podem ser aqueles de pelúcia, iguais aos da foto (os meus eu comprei numa lojinha tipo “1,99”). Você também precisará providênciar uma legenda diferente para cada número (sugestões logo abaixo), e deve cuidar para que fique em algum lugar visível . Pode ser no quadro, na parede, em qualquer lugar onde todos possam exergar com facilidade.

Funciona assim: cada participante terá a oportunidade de jogar o dado uma vez, e assim feito, deverá fazer o que a legenda do número que sair está pedindo. 


Sugestões de legendas:
  1. Em sua opinião, que tipo de atividade foi mais significativa para o grupo?
  2. Em que este grupo / estudo o ajudou na sua caminhada com Deus?
  3. Você considera importante a experiência de ser discipulado? Por quê?
  4. Que lição foi mais significativa para você?
  5. O que ficou a desejar nesta etapa?
  6. Para você, houve um encontro em especial que marcou mais? Qual?
As perguntas acima foram elaboradas por mim. A versão original é algo assim:
  1. Como eu passo meu tempo livre
  2. Uma boa lembrança da escola
  3. Compartilhe um sonho ou alegria
  4. Fale sobre uma qualidade sua
  5. Conte uma dificuldade
  6. Desafio para este ano
Fonte: Livro {100 Dinâmicas para Aprender Brincando}. Adaptado por Juh Pimentel.


Dinâmica Do Guarda-Chuva





Indicação: para estudos biblicos, encontros sociais.

Você vai precisar de: uma sombrinha ou um guarda-chuva, barbantes, e palavras escritas em pedaços de papel. As palavras são: igreja, bondade, perdão, dinheiro, casa, tênis, saúde, conhecimento, relacionamento com Deus, casa própria, paz, diploma, vida, compaixão, avião, aposentadoria, conhecimento bíblico, sabedoria, celular, amizade… Se houver muitas pessoas, as palavras podem ser repetidas.

Faz assim: amarre com um pedaço de barbante as palavras nas hastes do guarda chuva. Divida a turma em duplas, e vá passando o guarda chuva de dupla em dupla e deixe que decidam juntos o que acham que pode dar cobertura e proteção real às suas vidas. Escolhida palavra, deixem que a destaquem da haste e expliquem sua escolha.

Fonte: Livro {Dinâmicas Criativas para o Ensino Bíblico – Editora CPAD}. Adaptado por Juh Pimentel.


Dinâmica ''A Famiília Ideal "

Gente, olha só que dinâmica legal! Dá um cadim de trabalho, mas vale a pena!

Indicação: bom para gincanas ou inícios de períodos onde um grupo se encontrará   regularmente.
Você vai precisar de: 16 recortes no formato de coração, sendo 8 de uma cor, e 8 de outra. Dentro de cada um deles, providencie que esteja escrito 8 virtudes que são desejáveis para a convivência em grupo como COMUNICAÇÃO, COOPERAÇÃO, AMIZADE, UNIDADE, FÉ, AMOR, HUMILDADE e PERDÃO.

Funciona assim: Divida a turma em 2 equipes, e peça que cada uma escolha um sobrenome de família, como por exemplo: "Santos de Jesus".
O objetivo é verificar, através de várias provas para a "família", qual equipe melhor reflete as características de uma família (equipe) ideal. Ganha a família que tiver conquistado mais corações.
Tarefas: 1: A família que chegar primeiro ao orientador com uma lista por escrito contendo o primeiro nome dos integrantes da outra equipe, ganha o coração da COMUNICAÇÃO
2: A família que conseguir achar primeiro todas as palavras do caça-palavras, ganha o coração COOPERAÇÃO (BAIXE O CAÇA-PALAVRAS AQUI)
3: A família que conseguir fazer em 7 minutos, um "slogan", ou propaganda para a classe (grupo, célula), ganha o coração AMIZADE
4: A família que conseguir montar o quebra-cabeça primeiro, ganha o coração da UNIDADE (Faça dois quebra-cabeças iguais. Imprima um versículo numa folha de chamex, e recorte em vários pedaços. Eu costumo fazer com várias fontes, como na  imagem abaixo)

5: A família que conseguir montar o melhor conjunto musical (5 min. para preparo!) ganha o coração da FÉ
6: A família que conseguir apresentar primeiro por escrito 5 características para ser um bom filho, ganha o coração do AMOR
7: Desembainhar a espada! O representante das respectivas famílias que achar primeiro a referência escolhida pelo orientador, ganha o coração da HUMILDADE
8:  Desembainhar a espada! O representante das respectivas famílias que achar primeiro a referência escolhida pela orientadora, ganha o coração do PERDÃO
Fonte: Livro “101 Dinâmicas para Aprender Brincando”



Você faz parte de algum grupo só para meninas? Célula só para garotas? Culto Rosa? Mensageiras do Rei? Às vezes precisamos de dinâmicas e brincadeiras com jeito de menina, não é mesmo? Separei algumas que encontrei nos meus arquivos e vou logo avisando: só lembro de ter testado uma delas, então não posso dizer como a maioria funcionou (como sempre gosto de falar, hehe).

Na verdade, as brincadeiras servem pra todos os públicos, mas acho que pega melhor com as meninas porque, pelo menos aqui, meus adolescentes iriam torcer o nariz pra algumas dessas brincadeiras, hehe… Ah, e algumas brincadeiras são boas para usar com crianças também! É só adaptar, se for nescessário.



1) CUMPRIMENTO CRIATIVO
Indicação: quebra-gelo para descontrair, bom para usar no início de reuniões
Você vai precisar de: uma música bem animada ao fundo
Faz assim: Explique ao grupo que quando a música tocar todos deverão movimentar-se pela sala de acordo com o ritmo da mesma. A cada pausa musical. Congelar o movimento prestando atenção a solicitação que será feita pelo apresentador. Quando a Musica recomeçar atender a solicitação feita.
Peça formas variadas de cumprimento corporal a cada parada musical.
Exemplo:
  • Com a palmas das mãos;
  • Com as costas das mãos;
  • Com os cotovelos;
  • Com os pés;
Após vários tipos de cumprimento, ao perceber que se estabelece no grupo um clima alegre e descontraído, dimina a música pausadamente, pedindo a cada pessoa que procure um lugar na sala para estar de pé, olhos fechados, esperando que a respiração volte ao normal. Abrir os olhos, olhar os companheiros, formar um circulo, sentar.
Comentar o exercício:
  • O que foi mais difícil executar? Porque?
  • O que mais gostou?
  • O que pode observar?

2) DANÇA DAS CADEIRAS COOPERATIVA
Indicação: quebra-gelo para descontrair, bom para usar no início de reuniões
Você vai precisar de: cadeiras
Faz assim: Disponha as cadeiras como você faz no jogo tradicional das cadeiras. O segredo do jogo é não eliminar nenhum participante, só cadeiras, ou seja, a cada rodada, você retira uma cadeira e ainda assim todos deverão sentar-se, como puderem: no colo, no braço da cadeira, deitado sobre os colegas etc... Neste jogo não há vencedores.

3) O PRESENTE/ EU GOSTO DO FULANO PORQUE....
Indicação: quebra-gelo animado!
Faz assim: forme um círculo, bem amplo, o mais espaçado possível, com cadeiras. Solicite uma voluntária e oriente-a a ficar no centro do grupo, em pé. Retirar do círculo a cadeira que ela (a voluntária) estava sentado. depois explique para o grupo que sempre ficará alguém sobrando, uma vez que foi retirada uma cadeira. Daí, quem ficar no centro, deverá dizer – sem demora, agilmente – bem alto, o seguinte: “Eu trouxe um presente para pessoa que....” ou “Eu gosto de (Nome da pessoa) porque está usando...”
Exemplos de opções:
  • ...estiver de jeans.
  • ...usa óculos.
  • ...tem duas orelhas.
  • ...usa brincos.
Usar de toda criatividade possível.
Todas as pessoas que se enquadrarem no que for dito, devem trocar de lugar, rapidamente, inclusive a que estiver no centro. Sempre sobrará alguém, que deverá continuar a brincadeira.
As pessoas que sobrem no centro, a partir de duas vezes, pagarão uma prenda especial (imitar um animal, dançar uma música), ao final ao critério do grupo.

4) ARTISTA
Indicação: para estudos, ou até quebra-gelo. Parece uma dinâmica mais tranquila (não agita tanto, rs).
Você vai precisar de:  Pra essa dinâmica você vai precisar dispinibilizar Lápis e papel.
Faz assim: O dirigente pede para os participantes fecharem os olhos. Peça a cada participante que desenhe com os olhos fechados uma:
  • Casa
  • Nessa casa coloque janelas e portas;
  • Ao lado da casa desenhe uma arvore;
  • Desenhe um jardim cercando a casa, sol, nuvens, aves voando;
  • Uma pessoa com olhos, nariz e boca.
  • Por fim peça para escreverem a frase a baixo: SEM A LUS DE JESUS, TUDO FICA FORA DO LUGAR!
Peça para abrirem os olhos e fazer uma exposição dos desenhos passando de um por um.
Você pode fazer uma aplicação prática dessa dinâmica dizendo que sem a luz e a presença do Pai, toda obra sai imperfeita. Deus é única luz. Sem ela só há trevas.

5) VOU PRO RETIRO E VOU LEVAR…
Indicação: essa até os meninos amam! ela serve para exercitar a percepção do grupo.
Faz assim: O primeiro jogador deve estabelecer um critério para “ir pro retiro”. Por exemplo: o critério será “produtos de beleza”. Cada participante terá que descobrir que só vai pro retiro quem levar um produto de beleza. O jogador que escolheu o critério pode repetir a mesma regra, ou seja, falando vários produtos de beleza. Aqueles que forem acertando, não devem revelar para o vizinho. É importante que cada um “saque”, perceba sozinho.
Variações:
“Eu vou pro retiro e vou levar um óculos... o que é que você leva?” A regra agora é algo que o vizinho da direita esteja usando.
“Eu vou pro retiro e vou levar um caqui ... o que é que você leva?” A regra agora é qualquer palavra que comece com a primeira letra do nome da pessoa (C de Carol, M de Marcela…).
As variações podem ser muito criativas e adaptáveis conforme as caracteristicas do grupo ou situação.

Fonte: dinâmicas retiradas do Almanaque de Dinâmicas (?), adaptadas por Juh Pimentel.


Construção de uma cidade



Objetivos: reflexão sobre a realidade.

Material: Fichas com nomes de profissões.

Desenvolvimento: Cada participante recebe uma ficha com
o nome de uma profissão e deve encarna-la.
Por um instante analisar a importância daquela profissão.
Depois da interiorização deve dizer. Vamos viajar porque
aquela cidade fica distante (atitude de quem viaja no mar).
Depois dizer: o navio vai afundar só há um bote que pode
salvar sete pessoas.
O grupo deverá decidir quais as profissões mais urgentes
que devem ser salvas.
Analisar profundamente e iluminar com um texto bíblico.
Palavra de Deus: Mt 7,26-27 Sl 127


Fonte:http://www.scribd.com/doc/13908534/ALMANAQUE-DE-DINAMICAS-PARA-ESCOLAS-BIBLICAS-DOMINICAIS-Eliseu-de-Oliveira-



Dinâmicas

Dinâmica: Medo de Desafios

Material: caixa, chocolate e aparelho de som (rádio ou CD).
Procedimento:
    Encha a caixa com jornal para que não se perceba o que tem dentro. Coloque no fundo o chocolate e um bilhete: COMA O CHOCOLATE! Pede-se a turma que faça um círculo. O coordenador segura a caixa e explica o seguinte pra turma: _Estão vendo esta caixa? Dentro dela existe uma ordem a ser cumprida, vamos brincar de batata quente com ela, e aquele que ficar com a caixa terá que cumprir a tarefa sem reclamar. Independente do que seja... ninguém vai poder ajudar, o desafio deve ser cumprido apenas por quem ficar com a caixa (é importante assustar a turma para que eles sintam medo da caixa, dizendo que pode ser uma tarefa extremamente difícil ou vergonhosa).
   Começa a brincadeira, com a música ligada, devem ir passando a caixa de um para o outro. Quando a música for interrompida (o coordenador deve estar de costas para o grupo para não ver com quem está a caixa) aquele que ficou com a caixa terá que cumprir a tarefa...é importante que o coordenador faça comentários do tipo: Você está preparado? Se não tiver coragem... Depois de muito suspense quando finalmente o jovem abre a caixa encontra a gostosa surpresa. (O jovem não pode repartir o presente com ninguém).
Objetivos:
   O objetivo desta brincadeira é mostrar como somos covardes diante de situações que possam representar perigo ou vergonha. Devemos aprender que em Deus podemos superar todos os desafios que são colocados a nossa frente, por mais que pareça tudo tão desesperador, o final pode ser uma feliz notícia.


Dinâmica: do 1, 2, 3
 

 
Objetivo: Quebra-gelo
Procedimento:
    1º momento: Formam-se duplas e então solicite para que os dois comecem a contar de um a três, ora um começa, ora o outro. Fica Fácil.
    2º momento: Solicite que ao invés de falar o número 1, batam palma, os outros números devem ser pronunciados normalmente.
    3º momento: Solicite que ao invés de falar o número 2, que batam com as duas mãos na barriga, o número 3 deve ser pronunciado normalmente. Começa a complicar.
    4º momento: Solicite que ao invés de falar o número 3, que deem uma "reboladinha".
A situação fica bem divertida


Dinâmica do Amor

Objetivo: Moral: Devemos desejar aos outros o que queremos para nós mesmos.
Procedimento:
    Para início de ano Ler o texto ou contar a história do "Coração partido" - Certo homem estava para ganhar o concurso do coração mais bonito. Seu coração era lindo, sem nenhuma ruga, sem nenhum estrago. Até que apareceu um velho e disse que seu coração era o mais bonito pois nele havia. Houve vários comentários do tipo: "Como seu coração é o mais bonito, com tantas marcas?" O bom velhinho, então explicou que por isso mesmo seu coração era lindo. Aquelas marcas representavam sua vivência, as pessoas que ele amou e que o amaram. Finalmente todos concordaram, o coração do moço, apesar de lisinho, não tinha a experiência do velho." Após contar o texto distribuir um recorte de coração (chamex dobrado ao meio e cortado em forma de coração), revistas, cola e tesoura. Os participantes deverão procurar figuras que poderiam estar dentro do coração de cada um. Fazer a colagem e apresentar ao grupo. Depois cada um vai receber um coração menor e será instruído que dentro dele deverá escrever o que quer para o seu coração. Ou o que quer que seu coração esteja cheio.. O meu coração está cheio de... No final o instrutor deverá conduzir o grupo a trocar os corações, entregar o seu coração a outro. Fazer a troca de cartões com uma música apropriada, tipo: Coração de Estudante.

 

Dinâmica: “Convivendo com Máscaras”

 Objetivo: Proporcionar o exercício da auto e heteropercepção.
Material: Cartolina colorida, tintas, colas, tesouras, papéis diversos e coloridos, palitos de churrasco, CD com a música quem é você (Chico Buarque)
Procedimento:
1. Com a música de fundo cada participante é convidado a construir uma máscara com os materiais disponíveis na sala, que fale dele no momento atual.
2. A partir da sua máscara confeccionada, afixá-la no palito de churrasco para que cada um se apresente falando de si através da mascara.
3. Organizar em subgrupos para que cada participante escolha: A máscara com que mais se identifica; A máscara com que não se identifica; A máscara que gostaria de usar.
4. Após concluir a atividade em subgrupo, todos deverão colocar suas máscaras e fazer um mini teatro improvisado.
5. Formar um círculo para que cada participante escolha um dos integrantes do grupo para lhe dizer o que vê atrás de sua máscara...
6. Abrir para discussões no grupo